COMO PUBLICAR SEU LIVRO OU E-BOOK
Um breve guia abaixo apresenta as principais maneiras
de se publicar um livro, tratando das características
de cada opção e de seus requisitos.
Publicação de e-book (Amazon Kindle)
Uma das grandes vantagens do livro e-book é que, em geral, ele pode ser publicado de forma gratuita. Há várias plataformas para vender ou divulgar sua obra, mas a mais popular é a Amazon Kindle. Cerca de 90% das vendas de e-books ocorrem pela Amazon Kindle, atualmente.
Além disso, a criação de e-books da Kindle é a forma mais simples de publicar um livro. Não há qualquer processo de seleção: qualquer um pode criar uma conta Kindle, cadastrar suas obras e colocá-las para vender, sem limite de livros. O próprio autor pode administrar sua livraria pessoal pela loja Kindle, alterar preços, modificar suas obras (removendo possíveis erros de digitação ou alterando a capa, por exemplo), além de várias outras facilidades. E você pode vender para o mundo tudo.
Quanto aos pagamentos ao autor, a Amazon costuma cobrar uma taxa de cerca de 30% a cada venda, e o restante do valor é depositado mensalmente na conta bancária do autor. Não há taxa de cadastro ou mensalidades.
Do que você irá precisar?
-
Formatar o livro para garantir compatibilidade e navegabilidade nos leitores Kindle.
-
Criar uma capa (você pode montar uma capa genérica automática pelo sistema da Amazon, ou carregar uma capa criada sob medida pela RG Capista).
-
Cadastrar informações do livro na plataforma Amazon, como sinopse e palavras-chave, e definir o gênero literário e o preço da obra.
-
Demais itens como: ISBN, registro nacional e ficha catalográfica são aconselháveis, mas não obrigatórios.
Publicação de livro impresso
No caso de livros impressos, existem três alternativas:
1) Publicar por uma editora. Nesta modalidade, o autor encaminha seu texto para uma editora ou para um agente literário, que fará a intermediação com a editora. O autor não arca com os valores de impressão da obra (que são de responsabilidade da editora), e recebe uma porcentagem pelas vendas dos livros. As editoras tendem a ser bastante exigentes, selecionando apenas os livros com potenciais mais altos de venda.
2) Imprimir pessoalmente na gráfica. Nesta opção, é o autor que deve procurar a gráfica para a impressão de suas obras. Como não ocorre o intermédio da editora, o autor é responsável por custear a impressão e coordenar a venda dos livros. O autor tem total controle sobre o produto final. Por outro lado, pode ser difícil promover as vendas sem a infraestrutura de uma editora.
3) Incluir a opção de livro impresso no Kindle. Além dos livros em formato e-book, a Amazon Kindle também permite o cadastro e venda de livros impressos. Nesse caso, o autor publica na plataforma uma versão de sua obra para impressão, e a Amazon imprime as cópias uma a uma, a cada venda realizada. O autor não precisa se preocupar em contratar uma gráfica ou custear a impressão, pois o processo inteiro é automatizado pelo sistema da Amazon.
Do que você irá precisar?
-
Diagramar o livro, adequando-o ao formato impresso (paginação, margens, índices, fonte, etc.).
-
Criar uma capa sob medida, incluindo lombada e contracapa.
-
No caso de livros impressos pela Amazon Kindle: É preciso cadastrar informações do livro na plataforma Amazon, como sinopse e palavras-chave, e definir o gênero literário e o preço da obra.
-
No caso de livros publicados pelo próprio autor: Itens como ISBN, registro nacional e ficha catalográfica são aconselháveis, mas não obrigatórios (no caso dos livros impressos da Amazon Kindle, um ISBN é gerado automaticamente na ocasião do cadastro, sendo seu número e código de barras adicionados à contracapa da obra).